Você, bacharel em Educação física, estará apto a desenvolver, aplicar e promover atividades físicas de ginástica, esporte, dança, atividades aquáticas e lutas. Também poderá realizar pesquisa científica e avaliação física, atuando em laboratórios e centros de avaliação de aptidão física em clubes, centros de treinamentos, academias, clínicas, centros esportivos; além de atuar na prevenção de lesões osteomusculares por desgaste repetitivo e em programas de incentivo à promoção da saúde. Sua rotina de trabalho poderá ser desenvolvida tanto em instituições esportivas quanto recreativas, empresariais, hospitalares e outros locais, tanto em áreas públicas quanto privadas, em qualquer parte do território nacional. Se você sonha em trabalhar com atividades físicas, este curso é para você!

O perfil do egresso buscará atender às necessidades da sociedade como um todo e da comunidade local em particular; o sucesso dos egressos em relação aos egressos de outras instituições; atualização das ideias educacionais e dos métodos de ensino; a motivação dos professores à pesquisa e aperfeiçoamento dos métodos de ensino-aprendizagem.

Considerando-se que à Educação Superior cabe possibilitar a construção e a socialização do conhecimento, bem como o desenvolvimento do posicionamento crítico a ele relacionado, espera-se que, mediante os currículos oferecidos, a Instituição concorra para o aprimoramento de identidades pessoais e profissionais que apresentem, entre outras características, as que seguem:

  • postura crítica, reflexiva e empreendedora;
  • aptidão para exercer as funções profissionais de modo ético;
  • capacidade de analisar, compreender e buscar soluções para situações problema;
  • capacidade de inter-relacionar diferentes campos do saber (interdisciplinaridade);
  • respeito à diversidade de diferentes naturezas;
  • sólida formação técnico-profissional;
  • competência para atuar em equipes multiprofissionais;
  • capacidade de comunicação e expressão pautada em preceitos da ética e do respeito ao outro;
  • capacidade de utilizar diversificadas fontes de informação e recursos tecnológicos no processo de construção do conhecimento;
  • compromisso com ações/ posturas (solidariedade, responsabilidade social, sustentabilidade etc.) que concorram para a melhoria da qualidade de vida.

Em síntese, o egresso da FACP do curso de graduação em Educação Física deverá ter assegurado uma formação acadêmico-profissional generalista, humanista e crítica, qualificadora de uma intervenção fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.

O graduado em Educação Física deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das manifestações e expressões culturais do movimento humano, tematizadas nas diferentes formas e modalidades de exercícios físicos, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

A finalidade é possibilitar que as pessoas, independentemente de idade, de condições sócio-econômicas, de condições físicas e mentais, de gênero, de etnia, de crença, tenham conhecimento e a possibilidade de acesso à prática das diferentes expressões e manifestações culturais do movimento humano, compreendidas, reafirmando já foi dito anteriormente, como direito inalienável de todo (a) cidadão (ã) e como importante patrimônio histórico da humanidade e do processo de construção da individualidade humana.

O profissional graduado nesta IE deve ser um profissional que construiu conhecimentos e desenvolveu habilidades e atitudes, que lhe possibilitem a compreensão crítica e reflexiva da realidade, a capacidade de buscar conhecimentos (aprendizagem autônoma), a consciência da incompletude da formação inicial e consequente necessidade da formação continuada, capaz de atuar e interagir nas diversas atividades e contextos sociais, orientando-se por princípios éticos e formação cidadã.

Este perfil facilitará o ingresso do profissional formado no mercado de trabalho, pois lhe proporcionará opções diversificadas, o qual terá uma conduta multidisciplinar e interdisciplinar, que permitirá fazer parte ou gerenciar equipes multiprofissionais nos campos da saúde, esporte, lazer, da cultura, educação, segurança, entre outros.

Formar profissionais aptos:

  • Para desenvolver, aplicar e promover dinâmicas de intervenção e ensino de atividades físicas de ginástica, de esporte, de dança, de atividades aquáticas e de lutas, nas instituições esportivas, recreativas, empresariais, hospitalares ou outros locais com programas desta natureza, em áreas públicas ou privadas em qualquer parte do território nacional;
  • Para a pesquisa científica e avaliação física dentro das dimensões do profissional de Educação Física, atuando em laboratório e centros de avaliação de aptidão física em clubes, centros de treinamentos, academias, clínicas e centros esportivos, bem como em programas empresariais (como projetos de esporte, prevenção de lesões osteomusculares por desgaste repetitivo e programas de incentivo a promoção da saúde);
  • No planejamento, organização, administração, e avaliação de projetos e políticas públicas relacionados ao lazer, bem-estar, atividades físicas e aos esportes, ajustando os objetivos do meio em que se encontra com as metas profissionais.

 

Anatomia Humana 80
Atividades Complementares I 40
Educação Física Adaptada 60
Filosofia 40
Introdução e História da Educação Física 80
Metodologia da Pesquisa 40
Nutrição Humana 60
Teoria e Prática da Atividades Rítmicas e Expressivas 80
Atividades Complementares II 40
Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora 80
Fisiologia Geral 80
Primeiros Socorros 60
Recreação e Lazer 80
Sociologia 60
Teoria e Prática de Esportes com Raquetes 80
Atividades Complementares III 40
Cinesiologia 80
Fisiologia do Exercício 80
Tendências da Educação Física Escolar 40
Teoria e Prática da Ginástica 80
Teoria e Prática da Natação 80
Treinamentos Desportivos 80
Atividade Física e Envelhecimento 60
Atividades Complementares IV 16
Bioestatística 40
Biologia Celular 60
Prática de Ensino em Educação Física e Orientação de Estágio 40
Psicologia do Esporte 80
Teoria e Prática das Lutas 80
Atividades Complementares V 16
Bioquímica 80
Desportos Não Formais 40
Musculação e Ginástica de Academia 40
Prática de Ensino em Educação Física e Orientação de Estágio II 40
Qualidade de Vida, Atividade Física e Esporte 40
Teoria e Prática da Capoeira 40
Teoria e Prática de Futebol e Futsal 80
Teoria e Prática do Atletismo 40
Atividades Complementares VI 16
Biomecânica 80
Eletiva I 40
Estágio Supervisionado I 150
Estudo das Fisiopatologias e dos Fármacos Aplicados ao Exercício 40
Organização de Eventos 40
Pedagogia do Esporte 40
Teoria e Prática do Handebol 40
Teoria e Prática do Jogo 80
Teoria e Prática do Voleibol 40
Atividades Complementares VII 16
Educação Física e Saúde Coletiva 80
Eletiva II 40
Estágio Curricular Supervisionado II 150
Gestão em Educação Física 40
Medidas e Avaliações em Educação Física 80
Trabalho de Conclusão de Curso I 100
Atividades Complementares VIII 16
Deontologia da Educação Física 80
Eletiva III 40
Ergonomia Ginástica Laboral 40
Estágio Supervisionado III 100
Trabalho de Conclusão de Curso II 100

TIPO DE DISCIPLINA

Atividades acadêmico-científico-culturais 200
Estágio supervisionado 400
Técnico-científica 3120

Total:………………………………………………………………………………………….3720